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Benefícios do Cálcio, Magnésio, Vitamina D e Vitamina K.


CÁLCIO Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e

dos dentes, além de ser muito importante par a contração muscular e transmissão dos

impulsos nervosos. O Cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do

corpo, desempenhando funções tais como, fortalecer e dar estrutura a osso e dentes,

participar da coagulação sanguínea, transmitir impulsos nervosos, permitir contração

muscular, manter o equilíbrio do pH sanguíneo.

Por ser muito utilizado no organismo, a baixa ingestão de cálcio pode causar deficiência desse mineral, que passa a ser retirado dos ossos para desempenhar suas outras funções o corpo. Quando este quadro se prolonga por muito tempo, podem surgir problemas como osteopenia e osteoporose, que são o enfraquecimento dos ossos.


VITAMINA D

A Vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos.

Pessoas com deficiência de Vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio

proveniente da dieta.


VITAMINA K

A Vitamina K, possui diversos benefícios à saúde, sendo fundamental

para muitos processos no metabolismo, atuando em conjunto com outros tipos de

nutrientes, entre eles outras vitaminas, minerais, enzima, aminoácidos, antioxidantes

e bioflavonoides. A principal função da Vitamina K é participar do processo de coagulação do sangue. Esta vitamina é parte essencial do acido glutâmico, um aminoácido que participa do

processo chamado de carboxilação que permite que o sangue de uma ferida pare e

coagule, evitando assim, o excesso de sangramento. A importância do consumo adequado de vitaminas e minerais é enorme, evitando muitos sintomas e problemas de saúde por sua deficiência e trazendo diversos benefícios com o seu consumo de forma adequada.

MAGNÉSIO

O magnésio atua como cofator em mais de 300 reações metabólicas,

desempenhando papel fundamental no metabolismo da glicose, na homeostase

insulínica e glicêmica e na síntese de adenosina trifosfato, proteínas e ácidos

nucleicos. Atua ainda na estabilidade da membrana neuromuscular e cardiovascular,

na manutenção do tônus vaso motor e como regulador fisiológico da função hormonal

e imunológica. As duas funções mais importantes do magnésio são regular o metabolismo de cálcio no organismo: fixar cálcio onde necessário e elimina-lo donde provoca doença. As

calcificações na coluna, as calcificações nas articulações, as calcificações nas

artérias, ocorrem por carência de magnésio. As calcificações nos rins (cálculos de

oxalato de cálcio) ocorrem por falta de magnésio. Basta repor magnésio que ele

derrete esses cálculos renais, que não sejam os de urato e fosfato.


  • Auxilia na formação de ossos e dentes;

  • Auxilia na absorção de cálcio e fósforo;

  • Auxilia no funcionamento do sistema imune;

  • Auxilia no funcionamento muscular;

  • Auxilia na manutenção de niveis de cálcio no sangue;

  • Auxilia no processo de divisão celular;

  • Auxilia na coagulação do sangue;

  • Auxilia na manutenção dos ossos;

  • Auxilia no funcionamento muscular;

  • Auxilia no funcionamento neuromuscular;

  • Auxilia no processo de divisão celular;

  • Auxilia no metabolismo energético;

  • Auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;

  • Auxilia no equilíbrio dos eletrolitos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BARRAL, D. et al. Vitamina D: uma abordagem molecular. Pesq. Bras. Odontoped

Clinical integr, 2007.

VIETH, R. Vitamin D supplementation, 25-hydroxyvitamin D concentrations, and safety.

USA. Am j clin nutr, 1993.

MOREIRA, R. O. et al. Distúrbios do eixo Cálcio-PTH-Vitamina D na doenças

hepáticas Crônicas. Arq. Bras Endocrinal Metab., 2004.

SARAIVA, G. L. et al. Prevalência da deficiência, insuficiência de vitamina D e

hiperparatiroidismo secundário em idosos institucionalizados e moradores na

comunidade da Cidade de São Paulo, Brasil, 2007.

HEANEY, R. P. et al. Calcium, dairy products and osteoporosis. Journal of th American

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